4 dias em contato com a natureza te deixam mais criativo!

Muitas pessoas já levam consigo naturalmente a idéia do quanto o contato com a natureza é benéfico. Apesar de os reais motivos que justificam esse conceito serem desconhecidos da maioria, algumas universidades ao redor do mundo vem formulando estudos que embasam a teoria de que pelo menos 4 dias em contato com a natureza te deixa mais criativo.

CONTATO COM A NATUREZA DEIXA A MENTE LIMPA

Em um estudo da Universidade de Stanford, pesquisadores foram atrás de informações que comprovaram como o contato com a natureza afeta diretamente na mentalidade obsessiva. Eles descobriram que o contato direto com ambientes naturais, como cachoeiras, trilhas, campings e afins, diminuem os pensamentos obsessivos e negativos, ou seja, aquelas suas atividade ao ar livre, quanto você fica em pleno em contato com a natureza, podem te ajudar – e muito – a limpar a mente e ser uma pessoa melhor!
natureza

CONTATO COM A NATUREZA TE DEIXA MAIS CRIATIVO

Uma outra pesquisa, realizada dessa vez por pesquisadores das Universidades de Utah e da Universidade do Kansas mostram que o contato direto com a natureza é produtivo e pode aumentar nossa criatividade em até 50%. O estudo é resultado de uma análise realizada com 56 pessoas, sendo 30 homens e 26 mulheres, com uma média de 28 anos. Os participantes da pesquisa fizeram uma trilha de 4 dias e foram proibidos de usar tecnologia. Após os 4 dias, fizeram um teste de criatividade com dez perguntas que exigiram criatividade na resolução de problemas complexos. Como resultado, descobriu-se que o contato com a natureza fez aumentar o desempenho dos participantes numa média de 50%. Como explicação, foi dito que “O motivo para essa melhora é porque a tecnologia e o barulho das áreas urbanas exigem demais da nossa atenção, o que acaba sobrecarregando nossas funções cognitivas.”
Ou seja, se você pretende recarregar as energias e acalmar a mente, desconecte-se e vá acampar durante 4 dias!
rio

CONTATO COM A NATUREZA ACALMA A MENTE

Já um estudo realizado por um grupo de cientistas do Japão, Coréia e Finlândia comprova que fazer trilhas em florestas têm influência direta no relaxamento cardiovascular e aumentam a atividade nervosa parassimpática, que é responsável por responder às situações de calma e ativar ações do organismo como a diminuição da adrenalina de açúcar no sangue, desaceleração dos batimentos cardíacos e diminuição da pressão arterial. O teste foi feito com 48 jovens japoneses, onde os participantes fizeram caminhadas em florestas por quatro lugares diferentes e todos obtiveram um resultado final positivo.
caminhada
A verdade é que indiferente a qualquer estudo cientifico, estar em contato com a natureza proporciona momentos de plena satisfação, paisagens fora do cotidiano e a oportunidade de relaxamento  físico e mental, impossível de ser obtido através de outra forma. Por isso, não pense dua vezes, se jogue na trilha!

Curta e Compartilhe!
0