Airbnb vale a pena? Sim, vale e muito!

O Airbnb é atualmente uma opção de hospedagem bem difundida, que surgiu em 2008 quando os dois diretores resolveram hospedar 3 pessoas em uma área da casa, lhes oferecendo colchões de ar! Dai surgiu o nome Air (ar) + bnb (bed and breakfast), que em tradução literal representa cama e café da manhã.
Apesar de toda a fama que vem alcançando, ainda faz muita gente ficar com o pé atrás, principalmente por algumas situações desagradáveis que por vezes surgem nos veículos de comunicação.

Trata-se de uma plataforma que reúne pessoas que possuem a disponibilidade de locar um quarto em sua casa ou o imóvel inteiro e na outra ponta gente que está viajando e buscando uma hospedagem com valor menor do que os praticados pela rede hoteleira habitual. Também facilita a vida de quem possui necessidades especificas em uma hospedagem, que por vezes não é suprida por empresas padronizadas. Pode-se dizer que o Airbnb está para a hospedagem como o Uber está para o transporte, tentando fazer que hospedes sintam-se em casa, estando fora de casa.
A opção é ideal principalmente para quem viaja com mais pessoas e planeja passar mais do que uma única noite no local. Vamos a alguns tips básicos!

Airbnb vale a pena?

Sim, vale e muito! Apesar de ainda não ser um rede para busca de hospedagem tão ampla como outros buscadores (Booking, Expedia, Trivago, etc), na grande maioria das cidades encontra-se opções mais econômicas do que os hotéis/pousadas. O sistema de busca, reservas e utilização é semelhante ao de um buscador comum, porém as comodidades podem variar bastante, assim como preços, estes que por sua vez são definidos pelo próprio locatário do imóvel, sem um cartel de sindicatos, padrão de rede ou os custos altos de se manter uma estrutura hoteleira.

Há riscos no Airbnb?

Sim, com toda certeza existem riscos em fazer uma reserva através do Airbnb. Assim como existem riscos de reservar qualquer outro meio de hospedagem, por qualquer outra plataforma ou até mesmo direto com um hotel.
Você corre o risco da hospedagem não existir (um anúncio fraudulento), de existir mas não ser conforme a descrição, de ter seus pertences furtados dentro do imóvel, de ser filmado em sua intimidade… Mas pensando bem, será que não existe esse risco locando um imóvel através de imobiliárias ou reservando um hotel/pousada tradicional?!

Se formos analisar, fazer uma busca no Google e colocarmos em uma balança, por fim as ocorrências são bem mais frequentes em hospedagens “normais” do que casos envolvendo o Airbnb.
Para finalizar essa parte, vale lembrar de sites como eBay, Mercado Livre, Aliexpress, onde o risco de perder dinheiro é o mesmo se você não sabe usar o serviço, porque infelizmente em todo lugar hoje em dia há algum perigo, porém com cuidados básicos fica fácil fazer um bom negócio.

Quais cuidados devo tomar?

A atenção na hora de reservar sua acomodação através da plataforma é praticamente a mesma que deveria ter eu outros serviço: Buscar um anunciante com boas referências, que possua número razoável de hospedes já recebidos, analisar os feedback´s que ele ganhou e avaliar se o valor é condizente. Os comentários de quem já se hospedou quase sempre consegue tornar muito nítida a hospedagem a qual se tem interesse, já que dificilmente será tão maquiada como pode ser a opinião de quem está oferecendo o imóvel.

Não adianta se iludir com uma cobertura com piscina privativa de frente ao ponto turístico da cidade por módicos trocados. Por isso bom senso faz parte de qualquer transação na internet.
No mais o site é bem intuitivo, incentivando para que você tire todas as suas dúvidas com o anfitrião antes de concluir a reserva.

Preferencialmente converse apenas através da plataforma, não realize pagamentos em conta em hipótese alguma, efetuando apenas transações através do site e com cartão de crédito. Vale também dar alguns prints no anúncio e manter salvo até concluir sua hospedagem no local.

Leia TUDO atentamente

Isso vale para a descrição da hospedagem, para os comentários sobre o lugar e o anfitrião, até/principalmente regras de cancelamento e devolução. Confira possíveis taxas extras, exigências e tudo mais que possa gerar alteração do valor final. Se necessário planifique suas dúvidas e não se reprima de questionar. Conversando a gente se entende!

Dicas extra para reservar

Apesar de ser muito fácil navegar pelo mapa do Airbnb e buscar uma hospedagem, com a escolha das candidatas dê um passeio virtual pelo Google Street View. Percorra a rua e as imediações, assim você já confere se a hospedagem existe e ainda consegue ter uma noção da região, das opções que existem (ou não) nas proximidades, além de confirmar a aparente segurança da região. Também já serve pra você ir se localizando!

Não esqueça de após a reservar guardar os contatos do anfitrião e planejar dados/voz no seu celular para poder falar com ele quando chegar caso haja necessidade.
Inclusive tente um contato com ele antes, através da plataforma do Airbnb, pra ter uma noção de sua prontidão e tempo de resposta. Um anfitrião que demora demais pode acabar te deixando na mão.

Confira bem os detalhes

Vale relembrar que os imóveis disponíveis no Airbnb não são hotéis, por isso detalhes como verificar se aquele apto com vista maravilhosa possui elevador, se há vaga de garagem, certificar-se que haverá alguém para lhe entregar as chaves quando chegar, tudo isso pode facilitara sua vida evitando frustrações.
Fique atento ao check-in check-out, bem como as regras de boa convivência.

 

Não economize nos filtros

Principalmente nas cidades onde a quantidade de opções é bem grande, use e abuse dos filtros, para selecionar algo extremamente preciso com os seus interesses. Preste bastante atenção também a taxas extras que são aplicadas antes de finalizar sua reserva, assim como a politica de cada anfitrião (quantidade de hóspedes, festas no local, horários…).
Especifique suas necessidades, o tipo de acomodação, valor máximo, localização, tudo para fazer a escolha perfeita!

Para se cadastrar no Airbnb , clique na imagem abaixo
e ganhe um bônus de R$ 100,00 em hospedagem!

As fotos desse post são do Place Lafayette, um Airbnb super bacana que ficamos em Punta del Este, confira!
Estávamos chegando na cidade e começamos a buscar hospedagem 2 dias antes, verificamos tudo e reservamos.
Em instantes o Fernando, anfitrião, entrou em contato se apresentando e se colocando a disposição para qualquer necessidade.

A acomodação é um mono ambiente muito bem mobiliado, faltando apenas uma televisão. A estrutura do condomínio é incrível, tornando-se praticamente um hotel, com área de festas, piscinas coberta aquecida e externa, acadêmia e sala de jogos. Super completo e ainda fica ao lado do Punta Shopping, onde se encontra supermercado, lavanderia e todas as conveniências que um viajante pode necessitar.
Foi e será nossa escolha na próxima ida!

Curta e Compartilhe!
0