Campanha: Pare de Chupar!

Para de Chupar, essa é a campanha do momento ao redor do mundo. O movimento ambiental, inspirado na ideia internacional #stopsucking, da Lonely Whale Foundatio, tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade, empresas e governos a repensarem o consumo de canudos plásticos que são extremamente prejudiciais ao meio ambiente quando descartados, principalmente de forma incorreta.

Lonely Whale é uma organização sem fins lucrativos criada por Lucy Sunmer e pelo ator Adrian Grenier para divulgar a importância de cuidar da vida marinha do nosso planeta. Sua campanha mais recente é a Stop Sucking, criada a partir de um trocadilho com a palavra suck, literalmente o verbo ‘chupar’, mas também uma gíria para algo que é muito ruim.

(Abaixo versão americana da campanha. No fim do post versão nacional.)

A ONG convidou alguns norte-americanos ilustres a assumir que eles ‘suckam’ e que está na hora de fazer algo para mudar o hábito. Feitos a partir de plástico, um derivado do petróleo, muitos acabam nos oceanos, onde podem ser ingeridos por peixes, tartarugas ou outros animais, podendo provocar até mesmo suas mortes.

No vídeo da campanha aparecem celebridades como o grupo De La Soul, Brooklyn Decker, The Skins e o cientista Neil deGrasse. E ainda, o ator Adrian Grenier, da série Entourage, da HBO, um dos fundadores da Lonely Whale Foundation.
No filme, eles confessam: “I suck!” (Eu chupo!).

Depois do lançamento da campanha, Grenier foi para as redes sociais e desafiou outras celebridades a pararem de chupar!

A iniciativa faz com que o hábito seja repensado: precisamos realmente usar canudinhos? Restaurantes, lanchonetes e padarias precisam mesmo servir bebidas com canudos plásticos? Não, não precisam. Tanto podem ser produzidos de outros materiais para que sejam reaproveitados, quanto podem ser abolidos das nossas vidas.

No Brasil, diversos famosos como Mateus Solano,Nathalia Dill, Fernanda Paes LemeSergio MarroneSheron Menezes, entre outros, participaram da versão nacional da campanha “Pare de Chupar”.

Todos os anos, a ONU elege um tema para debater e, em 2018, o escolhido foi “Acabe com a poluição plástica”. Tudo isso porque, segundo dados, em 2050 o oceano vai ter mais plástico do que peixes. No mundo todo são descartados mais de 1 BILHÃO de canudos plásticos por dia, e 95% dos lixo encontrado nas praias brasileiras é composto de plástico.

Os humanos despejam mais de 8 milhões de toneladas de plástico nos oceanos anualmente. A Lonely Whale sugere que as pessoas parem de usar os canudos, preferindo beber em copos de vidro ou metal que possam ser reutilizados, ou mesmo que se compre canudos reutilizáveis feitos de metal.

E você, já chupou hoje? Acho melhor você parar com isso!

 

Curta e Compartilhe!
0