Hotel Morada dos Canyons em Praia Grande/SC

Aos pés dos cânions, na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, mergulhado na natureza, está o Hotel Morada dos Canyons, localizado na cidade de Praia Grande, distante 294 km da capital catarinense.

O hotel é composto por 10 chalés, espalhados por uma propriedade nas margens do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral, com seu acesso através da Serra do Faxinal.
A chegada até o hotel é fácil, bastado ao sair da BR-101 em São João do Sul seguir através da SC-290, que até o hotel encontra-se em melhor estado do que o trecho superior, que após leva até Cambará do Sul/RS e passa pela entrada do Canyon Itaimbézinho.

O que chama a atenção desde o primeiro instante é a vista linda que se tem diante do Canyon Malacara. Seguimos para o chalé 7 onde tivemos nossa experiência de “casa da montanha”.

Todas as cabanas são de madeira, com vista para o paredão de rocha e possuem a privacidade e o sossego que se busca.
Em todos os chalés também se encontra um mirante externo e/ou varanda, de onde a paisagem fica ainda mais bonita!
Nossa acomodação era composta por um quarto com uma saleta aconchegante diante da lareira e um banheiro, que apesar de um box bem pequeno dispunha de uma hidromassagem para o relax do fim do dia.
Tivemos o diminuto inconveniente de encontrar a banheira bem suja de cupim, porém o staff rapidamente providenciou a limpeza enquanto conhecíamos a propriedade e o prédio principal do hotel. O fato não comprometeu nossa opinião pelo local, onde apesar de não ter ocorrido uma checagem da cabana antes da entrega da chaves, mostrou-se agilidade em diante do imprevisto.
Posto isto, deve-se levar em consideração que se está em meio a natureza e em uma hospedagem com ares e arquitetura rústica.
No piso superior do chalé encontra-se um quarto com duas camas de solteiro e uma sacada de encher os olhos.

Caminhando pela propriedade fica evidente a integração entre homem e natureza, onde faz-se o hóspede sentir-se imerso no meio ambiente ao redor, com montanhas de um lado, o litoral visto de outro mirante, cavalos pastando pelos gramados da propriedade…
Falando em cavalos, a cena mais indescritível de nossa experiencia no Hotel Morada dos Canyons foi acordar em uma manhã de céu azul e vento frio e deparar-se com os animais pastando ao redor do chalé e do carro, cena de filme, simplesmente lindo!

O tempo aos pés da Serra Geral é algo totalmente abrupto, provavelmente pela posição das montanhas em barreira as correntes de ar vindas do litoral, onde pode-se encarar uma tempestade com chuvas torrenciais com céu azul e sol forte horas depois.
Chegamos no hotel assim, após muita chuva, onde às 12hs o céu estava totalmente negro e parecia o inicio de mais uma noite, porém com sol e esparsas nuvens dando lugar a um céu azul ao final da tarde.
Encaramos muito vento, mas realmente muito vento! Aos pés da montanha, sem nenhuma barreira diante dos olhos, chegou um momento próximo das 22hs onde ficou impossível fotografar a paisagem noturna. Dali em diante o vento aumentou chegando ao ápice por volta das 4hs da manhã, onde destelhou partes de chalés e lançou galhos para todas as direções.

dsc4227
Ficamos sem energia elétrica, onde apesar de haver um informativo dentro do chalé, falando sobre a possibilidade de ventos e sobre a capacidade de resistência das construções, através de conversas matutinas notou-se que a situação chegou a provocar medo em alguns hóspedes. Não tivemos receio de “sair pelos ares”, apenas do carro, que assim como em outros chalés ficam ao ar livre do lado da habitação e por centímetros não foi atingido por alguns pedaços do telhado.
Pela manhã, com céu azul e vento menos intenso, observava-se a zeladoria já arrumando telhados e procurando corrigir qualquer árvore que estivesse em risco eminente de queda.
Pelo isolamento do hotel acredita-se que um gerador e/ou luzes de emergência amenizariam esse tipo de sustos!

No prédio principal, o primeiro com o qual depara-se ao chegar no hotel, encontra-se no térreo a recepção, em um piso inferior a piscina coberta, aquecida e com vista para o Malacara, no 1º andar o restaurante, também com a vista linda do cânion como pano de fundo e a surpresa está no terraço: totalmente aberto, de onde pode-se ver os chalés, as montanhas, a natureza, tudo pelo qual percorremos tantos quilômetros!
14522077_1072873902832598_83074246_o
Na hospedagem está incluso além do agradável café da manhã, um jantar caseiro, que pela pequena capacidade do hotel não é muito variado, mas é muito saboroso, feito em fogão a lenha… perfeito para complementar o ar rural!
O destaque do restaurante fica para as cervejas artesanais, entre elas os rótulos da Grota Bier, nada mais condizente!
Na região não há supermercados, lanchonetes e afins, desse modo, para a alimentação diurna, principalmente quem deseja explorar as trilhas de Aparados da Serra, a dica é tomar um café da manhã reforçado e levar na bagagem chocolates, lanches, frutas e snacks para o decorrer do dia. Caso contrário acabará se obrigando a voltar até a região central de Praia Grande/SC ou seguir até Cambará do Sul para encontrar comida, por uma estrada em condições nada boas!

As barras da Banana Brasil sempre fazem parte do nosso kit!
As barras da Banana Brasil sempre fazem parte do nosso kit!

Durante a dia, a grande maioria das pessoas deseja explorar a região, seja o Canyon Malacara, as Trilhas do Itaimbézinho ou o Canyon Fortaleza. Ao lado do hotel, encontra-se a base da agência Canyons e Peraus, porém não temos como recomenda-la.
Tentamos contato por cerca de duas semanas antes da viagem, através de e-mail sem resposta e via Facebook, onde a pessoa se comprometeu a encaminhar um orçamento via e-mail, que até hoje estamos esperando.
Procure reservar antes de chegar no destino, com agências de Cambará do Sul para os passeios superiores e em Praia Grande/SC para passeios no interior do Canyon Malacara e a Trilha do Rio do Boi.

Nossa avaliação geral sobre a experiência no Hotel Morada dos Canyons é positiva. A estrutura do hotel é boa, o cenário construídos aos pés da montanha é muito bonito e o staff é prestativo. Poderiam ter uma preparo mínimo para situações de falta de energia, já que naquela localidade sem sinal de celular, sem luz, em meio a uma situação conturbada não é muito agradável.
O hotel em si é destinado para casais, mas pela privacidade dos chalés e o aceite de crianças, qualquer estrutura minima para os pequenos seria bem bacana.
Acreditamos que com o aperfeiçoamento de alguns detalhes o hotel realmente pode reforçar ainda mais o titulo de um pedaço do paraíso em meio a natureza do extremo sul catarinense.

Nossa viagem pelo sul do estado de Santa Catarina foi uma aventura, com altos e sustos! Porém os cenários congelados em nossas fotografias valeram a pena! Até breve Praia Grande!

Hotel Morada dos Canyons
Endereço: SC 290, Serra do Faxinal, km 28, Praia Grande/SC
Telefone: (48) 3532-1590
E-mail: contato@moradadoscanyons.com.br
Facebook: Acesse
Instagram: Acesse

Curta e Compartilhe!
0