Isolante Auto Inflável Azteq Ziggy

Conheça o isolante auto inflável Ziggy, da Azteq, que é uma das marcas distribuídas no Brasil pela Nautika e que falhou enormemente na missão de proporcionar conforto e praticidade durante acampamentos.

O isolante Ziggy é fabricado em poliéster tafetá ripstop 190T e possui uma tecnologia muito bacana (quando funciona) em sua construção, com espuma de poliuretano, que memoriza o estado de cheio e assim, quando aberto o bico de enchimento, automaticamente ele inicia seu trabalho, inflando por completo em poucos minutos e proporcionando o conforto que se busca depois de um dia de caminhada.

Pesando 745g, não trata-se de um isolante dos mais leves, porém seus 3cm de altura representam o conforto e o isolamento necessário contra o solo. No mais, suas medidas são 52cm de largura e 1,83 de comprimento,
Construído no formato de sarcófago, pode inclusive ser alocado dentro da maioria dos sacos de dormir (com outro isolante simples abaixo) o que auxilia em uma boa noite de sono.

Testando o isolante auto inflável Ziggy pela primeira vez durante uma expedição ao Monte Roraima, após a 2ª noite por surpresa ao amanhecer o que deveria estar cheio, estava vazio, parecendo um tapete laranja ao chão.
Não acreditando na possibilidade de algum furo, diante da parte externa da barraca protegida e seu interior abaixo do isolante igualmente sem nada, tamanha a raiva ao me deparar na madrugada seguinte com ele novamente vazio.

Conferi ambos os lados, suas extremidades e sem encontrar nenhum vazamento aparente deixei que se inflasse novamente, após alguns minutos fechei seu bico e deitei confortavelmente. Porém, como diz o ditado, tudo que é bom dura pouco e logo lá estava eu deitado no chão duro novamente.

Na noite seguinte, após deixar que inflasse mais uma vez, deite e fiquei concentrado procurando ouvir algum vazamento, talvez pelo próprio bico, o que não foi encontrado.
Totalizei 5 noites deitado sobre um isolante inflável vazio, que realmente é muito útil em sua função de isolamento, porém para se tornar inflável ainda precisa daquele pequeno detalhe: Ar.


O custo, que representa algo em torno de 3x mais ao de um isolante de EVA, não faz jus a sua performance.
Ao retornar para casa, buscando com o auxilio de água e espuma algum furo, nada foi encontrado.
Em contato com a Nautika, distribuidora e responsável da marca, primeiramente chegaram a suposição óbvia para algo não segurar ar: Furo. Porém definitivamente não possui furo, nenhum vazamento, a menos que seja pelos poros do tecido.

Segunda opção: Utilização errada do bico, podendo ter sido estragado em uma tentativa de auxilio no enchimento. Auxilio não realizado, afinal sua função é inflar automaticamente e assim se esperava, também mesmo que fosse o próprio site da marca indica sua realização: “contém um bico para que você possa concluir o enchimento e assim deixar o colchão mais confortável”.

Terceira opção: Utilização de inflador. Não jovem, eu não estava com um inflador no topo do Monte Roraima, se estivesse com energia para um inflador com toda certeza teria levado um colchão inflável, preferencialmente um king!

Quarta opção: Excesso de peso sobre o isolante inflável. Apesar de não ter encontrado especificações quanto a limite de peso, nem antes nem agora, não acredito que meus 80kg sejam excessivos para o produto, do contrário deveria estar especificado para uso infanto juvenil.

Conclui-se então que seu isolamento para montanhas e trilhas, livres de água/neve, é bom, onde juntamente com o saco de dormir, mesmo sem estar inflado me protegeu da perda de calor para o solo.
Porém sua tecnologia de enchimento, razão pela qual se escolhe esse tipo de isolante, pagando-se bem mais do que os tradicionais, por algum motivo é falho, esvaziando sem nenhuma razão técnica encontrada até então.
Por pesquisas na internet não parece ser um defeito comum, mas poderia não ter sido eu o “premiado”, dessa forma, vale diante da compra considerar a possibilidade de o produto inflável não se manter inflado, o que com toda certeza irá lhe deixar acabado no dia seguinte e dolorido por alguns dias.

Curta e Compartilhe!
0